Processos Pedagógicos em Elearning.

 
Processos de Pedagógicos em Elearning
Temática 1 – Tarefa 1
Docente: Lina Morgado

1ª Anotação

Anderson, Terry & Dron, Jon (2011). Three generations of distance education
pedagogy. IRRODL.http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890. ou a
versão portuguesa de João Mattar.
Este artigo centra-se na pedagogia online ou da educação a distância, explica
e estuda as três gerações dessa mesma pedagogia, - cognitivo-behaviorista,
socio construtivista e conectivista, em especial na área de cognitivismo, do
social e da educação. Assim, os autores vão focar-se na evolução da
aprendizagem quer na parte educacional, como socialmente e ainda
psicologicamente. Tendo em conta a necessidade cada vez mais premente do
ensino a distância consoante a sua localização geograficamente, torna-se
normal pensar-se no ensino a distância de entre a funcionalidade tecnológica.
Para se entender melhor o ensino a distância e as três gerações da
pedagogias, deverá—se descrever em primeiro lugar as três gerações do
ensino a distância, o correio, os visionamentos de vídeos e aulas televisivas, e
o ensino através de um computador ligado à internet, onde o design tornou-se
numa figura muito importante.
Vemos neste artigo que as três gerações da pedagogia, não propiciaram
nenhuma solução para a EaD. Sendo as três gerações deveras importante
para o ensino deverá haver uma mudança de paradigma, para que a evolução
da aprendizagem se desenvolva em simultâneo com o desenvolvimento das
TIC.

2ª Anotação

Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry
(Ed), Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição).
Este artigo vem no enquadramento do professor/tutor, no âmbito de
aprendizado online. Qual o paradigma ideólogo que o autor utiliza para a
geração de uma sociedade de educação online. Percebe-se que para que o
ensino ocorra de forma mais eficaz deve-se possuir os três elementos
analíticos, - a presença cognitiva, - a presença social e a presença de ensino.
O autor descreve estes elementos para que o leitor/professor/tutor possam
seguir um caminho idêntico. A referir que o modelo de aprendizagem online
são semelhantes a qualquer outro tipo de ensino, dentro da educação formal.
Assim, se toma conhecimento de como são avaliados os alunos, e os
conteúdos de cada disciplina. Para que a aprendizagem online possa
acontecer existem algumas características importantes, que são a possibilidade
de mudar de o tempo e o espaço que se tem para que o aprendizado se
construa, a capacidade de rececionar os conteúdos nos vários formatos de
ficheiros e a capacidade da rede para que os acessos aos conteúdos não
sejam postos em quase devido ao peso destes últimos.
Pode-se dizer que este artigo torna-se tão interessante para os
professor/educadores, que é utilizado várias vezes para elucidar de como
saber fazer, e concentrando-se nas três principais tarefas do professor. Só
assim, se percebe o porquê deste artigo ter uma popularização tanto para as
pesquisas, como para a prática da EaD.

Sandra Melro 

Temática III - Desenho de um curso online

 http://ambientevirtuail.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.