Atividade 5



Este trabalho vem no seguimento da atividade 5: 


"A Rede como Interface Educativo (I)." 

Aqui coloco o trabalho feito pela Equipa Upsilon, que no inicio deveria ter sido colocado no site do Professor Michael Wesh.

Recensão crítica dos vídeos de Mike Wesch, disponíveis em Digital Ethnography


Dr. Michael Wesch  é professor de Antropologia Cultural em Kansas State University.  Um estudioso do ensino. Foi considerado "o profeta de uma revolução educacional" pelo Kansas City Star e "o explicador” pela Revista Wired conforme descrito no site http://www.k-state.edu/media/mediaguide/bios/weschbio.html .
Seus estudos tem focado a cultura digital e para tanto ele criou o Digital  Ethnography. Espaço, esse, onde alunos e professor se dedicam analisar o uso da tecnologia pelos humanos.  Dentre as trabalhos depositados no Digital Ethnography, encontram-se os vídeos a serem recenseados.

Vídeo 1: Students helping students
Vídeo 2: A vision of studentes today
Vídeo 3 : The Machine is (Changing) Us: YouTube and the Politics of Authenticity
Vídeo 4: The machine is us/ using us (Final version)

Inicialmente é apresentado um ato solidário entre estudantes da Universidade do Kansas EUA.  Os estudantes recolhem valores em dinheiro e ajudam os colegas no momento em que eles mais precisam. Entre as atividades, algumas brincadeiras engraçadas. Vemos também que as ações do grupo estrapolam os muros da universidade e o espirito de entreajuda estende ao meio familiar. Nos dias de hoje é muito importante este  espirito de partilha entre os individuos.  É possível perceber vários pontos positivos nesse trabalho. Em primeiro lugar, o vídeo disponibilizado no youtube apresenta boa qualidade de conteúdo e não uma “porcaria” como muitos. Em segundo lugar torna-se um bom exemplo para universitários que fazem trote com colegas “caloiros” em que as brincadeiras podem ser muito desagradáveis até perigosas.

Acerca das visões dos alunos nos dias de hoje, o vídeo apresenta um trabalho realizado com as participações e opiniões de um grupo de alunos da Universidade do Kansas e mostra a mudança na vida dos estudantes diante à tecnologia fora da escola e a postura da escola. É possível perceber que os alunos leem e usam a internet nas diversas atividades do dia a dia e que a escola continua fazendo uso de metodologias fora do contexto dos estudantes.
Percebe-se que a angústia vivida pelos alunos, revelada neste vídeo, é a mesma de tantos alunos no mundo. A maioria das escolas estão muito aquém das expectativas dos alunos. A metodologia de muitas escolas está fora do contexto atual.   Do ponto de vista técnico, os alunos foram criativos na elaboração do trabalho, utilizando mais papel e caneta, escrevendo as mensagens em muros, cadeiras da universidade, papeis diversos, até tickets. Apenas um aluno apresenta o texto em laptop, porém dizendo que não o utiliza na escola.  
As mensagens são impactantes e chamam a atenção daqueles que fazem parte da educação para repensar a metodologia utilizada e o uso das tecnologias digitais e da internet a favor do ensino e aprendizagem.
O professor Michael Wesch  aborda a temática do domínio da máquina sobre o humano e ao discursar sobre a influencia da tecnologia nas nossas vidas  contrapõe duas visões: Visão Orvelliana e Visão Huxleiana, ou seja, o controle e a exposição do ser humano sob influência das mídias.  A revolução da TV motivou mudança de hábitos, formas de viver e de falar  dos jovens norte americanos na década de 90 assim como, hoje, a internet, principalmente o canal youtube e redes sociais vem mudando os hábitos das pessoas. Segundo o professor, este canal recebe a publicação de 01(um) milhão de vídeos por dia e que ele considera que 99% é de material irrelevante. O vídeo nos chama a atenção para algumas questões sociais, tais como, vemos, curtimos e compartilhamos um monte de coisas e não refletimos sobre os fatos nem nos propomos a resolver os problemas aos quais criticamos. O professor acrescenta ainda que “o público tem ajudado a incoerência e estão se divertindo na indiferença.”(MICHAEL WESHH, 2009)
Na sequência, o professor Michael faz uma comparação entre um texto linear e um hipertexto digital.  Ele destaca que o texto linear escrito em papel apresenta maior dificuldade para ser modificado, enquanto que o texto digital pode ser editado, linkado e reeditado com maior facilidade.  Tudo isso é possível devido às programações específicas da informática. O computador exige uma linguagem de programação que nos permite utilizar esses recursos sem mesmo darmos conta de como isso foi criado. Hoje escrevemos, editamos, fazemos upload e download de materiais porque existem esses programas específicos para tais ações.  Neste contexto ele diz que a máquina está nos usando, mas ao mesmo tempo ela foi criada por uma pessoa que pensou e que a programou e a aperfeiçoará sempre, caso contrário para de funcionar ou não atenderá as novas exigências. Neste contexto, nós somos a máquina.
É possível perceber que o professor preocupa-se em destacar a relação humano e máquina no dia a dia.  Podemos ser dominados ou sermos atuantes críticos em relação ao que a mídia oferece. A revolução da internet e das redes sociais é uma realidade da qual não se pode fugir, nem tão pouco ignorar. O que é preciso é fazer o bom uso desses artefatos tanto na área acadêmica quanto na social. O ser humano é o criador das máquinas, porém uma minoria detém o poder e manipula a maioria. É importante ressaltar que o site criado pelo professor e alimentado por ele e seus alunos tem a função de difundir ideias positivas e reflexivas sobre a atuação da humanidade no mundo digital on-line.

Wesch, M. (2010), Students Helping Students. Recuperado de: http://youtu.be/_npqbMKzHl8
Wesch, M. (2009), The Machine is ( Changing) Us: You Tube an The Polítics of Authenticity. Recuperado de: http://youtu.be/09gR6VPVrpw
Wesch, M. (2007),  Vision of Students Today. Recuperado de: http://youtu.be/dGCJ46vyR9o
Wesch, M. (2007), The Machine is Us/ ing. Us (Final Version). Recuperado de: http://youtu.be/NLlGopyXT_g 














Professor Michael Wesch,
We congratulate you on the beautifully done work about what students think about nowadays.
The Message that is portrayed in that video is very relevant and makes us reflect about our actions as teachers, school managers and course promoters.
Are we helping students of today to confront the problems that exist in the world?
The way that is shown by students writing in the chairs, walls and pieces of paper is really impactful because it reveals that schools are not allowing the use of technology from an educational standpoint.
As enrolled students in the course of Pedagogy in E-learning, we thank you for the opportunity that is reading these texts, and by doing so, reflecting and adding new methodoligies referring to the subject.
Yours Truly,

















We are students of Master course  E-learning Pedagogy  of Open Unniversity- Portugal.
We are thankful that you have shared with us the video “The Machine Us/ing us”. It made us stop and think, observe and act in a more autonomous and ethical way.

We can use and manipulate the machine anyway we want to, that is, if we have the capability to do as such.

When it mentions how easy it is to use and manipulate texto/hipertexto, we can clearly understand how our lives changed with the digital revolution. In this post we managed to correct, modify, etc more easily because we made technological advances that made it possible, we just need to command the machine, in this case the computer, to do those things. We are humans and we command the machines.












We found your work “Students helping students” outstandigly well done because it shows us the helping spirit present in the actions of students belonging to the university of Kansas. It was actions like those that show we are all Human, capable of understanding and assisting one another, truly the culmination of human cooperation. We are not cold and with no emotions, like machines.
So, with this point of view and co-existence, even the freshmen and family members of those students felt welcomed.

This video should be used as an example to other universities and why not, overall to people.





Hello, teacher, Michael Wesch!
This is a wonderful video. It is a magnificent lecture.
The content of your messages is of great wealth. These are moments of reflection about ourselves and what we let the media do with our lives.
I understood that we can and should upgrade us, but let us not be dominated by fad that do not add to knowledge.
Thank you.



Referências:

Wesch, M. (2010), Students Helping Students. Recuperado de : http://youtu.be/_npqbMKzHl8
Wesch, M. (2009), The Machine is ( Changing) Us: You Tube an The Polítics of Authenticity. Recuperado de: http://youtu.be/09gR6VPVrpw
Wesch, M. (2007),  Vision of Students Today. Recuperado de: http://youtu.be/dGCJ46vyR9o

Wesch, M. (2007), The Machine is Us/ ing. Us (Final Version). Recuperado de:: http://youtu.be/NLlGopyXT_g

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.