Atividade 3


 O Fenómeno da  Cibercultura (II) - Baudillard versus Virilio



Baudrillard crítica de uma forma exagerada os media, o ciberespaço. Ele entende que o indivíduo ao lidar com tudo o que tenha a ver com algo exterior à sua personalidade torna-se Hiper real, ou seja, que não são capazes de desenvolver o seu raciocínio sem a ajuda dos media, das novas tecnologias de informação e comunicação, pois da forma em que estas hoje se expandem os indivíduos cada vez têm menos capacidade de perceber o que é certo ou errado.
Este autor não se autointitula como sendo um autor com um pensar pessimista, mas devido ao seu otimismo vê a parte que faz mal aos indivíduos, e que não traduz corretamente os símbolos que têm de ser desmontados.
Ele refere que o processo tecnológico deve ser compreendido para que se consiga suportar a expansão contínua. Assim, as redes produzem grandes quantidades de informações que por vezes ultrapassam os limites e que podem influenciar o ambiente. Por esse motivo, o autor diz que o ambiente está intoxicado pelo sistema
Já Virilio diz que a era informática é algo perigoso, porque nos faz perder a noção da realidade, fragmentando as distâncias e territorialidades ou o poder exercido por um individuo ou grupo.
Este autor sugere, que a internet deve ser utilizada de forma civilizada, para que não se corra o risco de as cidades serem aglomeradas pelas TIC. Ele refere que as perceções deixam de ser ideias próprias, mas sim influenciadas e que os indivíduos a certa altura nem percebem este pormenor. Ele consubstancia-se muito pela dromologia (ciência que estuda os efeitos da velocidade na sociedade), uma vez que acha que o ciberespaço tem um desenvolvimento cada vez maior e cada vez mais acelerado, induzindo muitas vezes os indivíduos a uma ausência de perceção que pode provocar erros de interpretação que possam ser fatais.
Ambos autores, concordam que a tecnologia é algo que deve abrandar a correlação entre o individuo e o território em que habita, para que haja mais autonomia para o mundo real.
A Equipa DeltA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.