Imooc - Competências Digitais para Professores

Utilização de ferramentas digitais na sala de aula



Artefacto 1

Utilização de ferramentas digitais na sala de aula

Com a evolução das TIC, web 2.0 trouxe uma variedade de ferramentas que são cada vez mais utilizadas no espaço de sala de aula. É uma forma de despertar e motivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Devido à velocidade da Internet a mudança de paradigma é cada vez mais necessário e urgente. Os ambientes de aprendizagem têm tendência a serem consideradas como ferramentas abertas, flexíveis e interactivas.

Foi pedido um trabalho digital, no Imooc Competências Digitais para Professores.

Para que se possa perceber como se faz um trabalho nesta base, devemos em primeiro lugar fazer o projecto, ou seja, planear uma aula. Saber como se vai explorar os conteúdos propostos.
Assim, destaco aqui que existem várias ferramentas digitais que se podem usar na aprendizagem online, como por exemplo, power point, slideshare, powToo, blogs, wiki's entre muitos outros. 
Quando se escolhe a ferramenta tem de ser ter atenção que a mesma seja produzida de forma a despertar o interesse, por isso deverá ser uma ferramenta em que o seu layout seja simples, com cores claras, e que o conteúdo da aula se torne mais interessante, do que ter apenas um professor a colocar a aprendizagem, como se tivesse a despejar matéria.
Sendo esta a aprendizagem do futuro, há que seguir a evolução de forma a que os alunos cada vez se tornem mais activos no processo de ensino aprendizagem.
Sabendo como é importante o ensino online nos nossos dias, a proposta de actividade deveria iniciar-se no brainstorming, como forma de recolha de dados, para se possa explorar novas ideias, novas formas de evidenciar os estudos necessários para resolver problemas que são colocados no dia a dia, nos seus estudos. Resoluções importantes para a realização de vários estudos nas diversas disciplinas interdisciplinares. Para que isso possa acontecer os alunos devem ser autónomos, organizados e evidenciarem um espírito de partilha num trabalho que se pretende colaborativo. 
No inicio a participação do professor/tuto é muito importante, para que os individuos aprendam a trabalhar com as mais variáveis ferramentas tecnológicas e, aos poucos deixar que os próprios alunos vão explorando essas mesmas ferramentas de forma a que possam de uma forma autónoma desenvolver as mesmas indo até onde consigam chegar, uma vez que estas mesmas ferramentas estão em constante mutação.

Bibliografia:

Toda a bibliografia disponível para os temas 1 e 2 do Imooc - Competências Digitais para Professores, 2ª edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.